Agora que as férias estão aí a chegar, proponho fazer um balanço pessoal e profissional! Porquê esperar pelo fim do ano para olhar para trás e saborear os melhores momentos? Vamos fazer um best of semestral?
Sozinhos ou com as vossas equipas de trabalho redescubram os melhores momentos vividos nos últimos 6 meses ou, para professores e educadores, no último ano letivo.
Fi-lo recentemente com uma equipa da qual faço parte e o resultado está à vista na foto acima! Inspirada na metodologia do World Cafe, pedi aos meus colegas que se lembrassem de momentos especiais e os escrevessem ou desenhassem numa toalha de mesa de papel, daquelas dos restaurantes. Cada um de nós se foi lembrando, partilhando e desenhando momentos especiais vividos com alunos e colegas, que desejávamos imortalizar. E à medida que nos lembrávamos, descobríamos algo que não sabíamos sobre nós e sobre os alunos, ríamo-nos e íamos equilibrando o nosso rácio de positividade de memórias, destacando as mais positivas*.
A reunião prosseguiu com o planeamento do próximo ano letivo e, por esquecimento, a toalha continuou em cima da mesa. Ainda bem! Sem qualquer instrução para que se acrescentassem mais recordações, estas continuaram a emergir e continuámos a registá-las na toalha não fossem elas perder-se. Imbuídos em emoções positivas, era como se o nosso pensamento tivesse engrenado involuntariamente na busca de mais pedaços de memória preciosos e divertidos!
Aconselho vivamente a experimentar este exercício! Em alternativa, podem fazê-lo sozinhos. Guardem 20 minutos, numa altura calma do vosso dia, com ou sem música, e munidos de canetas coloridas e uma folha A3, redesenhem as vossas memórias mais recentes, saboreando-as!
Alguns pedaços de memória em detalhe:
*Barbara Fredrickson, psicóloga que se dedica ao estudo das emoções positivas alerta para a importância de manter um rácio de, pelo menos, 3 emoções positivas para uma negativa, de forma a continuarmos a florescer (ver comunicação: https://www.youtube.com/watch?v=_hFzxfQpLjM)
Deixe uma Resposta