(Re)equilibrar memórias e emoções positivas

Agora que as férias estão aí a chegar, proponho fazer um balanço pessoal e profissional! Porquê esperar pelo fim do ano para olhar para trás e saborear os melhores momentos? Vamos fazer um best of semestral?

Sozinhos ou com as vossas equipas de trabalho redescubram os melhores momentos vividos nos últimos 6 meses ou, para professores e educadores, no último ano letivo.

Fi-lo recentemente com uma equipa da qual faço parte e o resultado está à vista na foto acima! Inspirada na metodologia do World Cafe, pedi aos meus colegas que se lembrassem de momentos especiais e os escrevessem ou desenhassem numa toalha de mesa de papel, daquelas dos restaurantes. Cada um de nós se foi lembrando, partilhando e desenhando momentos especiais vividos com alunos e colegas, que desejávamos imortalizar. E à medida que nos lembrávamos, descobríamos algo que não sabíamos sobre nós e sobre os alunos, ríamo-nos e íamos equilibrando o nosso rácio de positividade de memórias, destacando as mais positivas*.

A reunião prosseguiu com o planeamento do próximo ano letivo e, por esquecimento, a toalha continuou em cima da mesa. Ainda bem! Sem qualquer instrução para que se acrescentassem mais recordações, estas continuaram a emergir e continuámos a registá-las na toalha não fossem elas perder-se. Imbuídos em emoções positivas, era como se o nosso pensamento tivesse engrenado involuntariamente na busca de mais pedaços de memória preciosos e divertidos!

Aconselho vivamente a experimentar este exercício! Em alternativa, podem fazê-lo sozinhos. Guardem 20 minutos, numa altura calma do vosso dia, com ou sem música, e munidos de canetas coloridas e uma folha A3, redesenhem as vossas memórias mais recentes, saboreando-as!

Alguns pedaços de memória em detalhe:

toalha blog - Cópia (2) toalha blogtoalha blog - Cópia - Cópia

*Barbara Fredrickson, psicóloga que se dedica ao estudo das emoções positivas alerta para a importância de manter um rácio de, pelo menos, 3 emoções positivas para uma negativa, de forma a continuarmos a florescer (ver comunicação: https://www.youtube.com/watch?v=_hFzxfQpLjM)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: