Convidaram-me recentemente para dinamizar um fórum sobre Psicologia Comunitária, uma área da psicologia que estuda e age sobre a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Numa tentativa de caracterizar esta área, pedi aos participantes que identificassem as forças de caráter1 da Psicologia Comunitária, usando umas cartas muito apelativas, que traduzi para português2. O grupo escolheu as cartas que estão na fotografia acima: Criatividade – Humildade – Igualdade – Liderança – Trabalho em Equipa – Persistência – Otimismo.
O processo da escolha foi deveras interessante! Quando as pessoas pegavam ou olhavam para uma carta, levavam o seu tempo, ficando presas nalgumas imagens mais do que outras, liam a palavra por baixo procurando perceber a relação com a figura e apreciavam mais um pouco.
Repeti a mesma dinâmica com um grupo de professores, pedindo desta vez para escolherem as forças que caracterizam um “bom professor”. O resultado foi este:
Porque os olhos também comem, os materiais pedagógicos, nomeadamente as imagens têm um forte poder evocativo nos humanos e apelam à nossa apreciação da beleza.
Fotografias ou desenhos, as imagens fazem sonhar, desafiar e refletir! Por que não usa-las com mais frequência?
Notas:
1 Forças de Caráter e Virtudes constituem um sistema de classificação de traços positivos da personalidade, desenvolvido por Christopher Peterson e Martin Seligman (2004), criado com o objetivo de promover o florescimento humano.
2 Strengths cards da Dr. Ilona Boniwell – Disponíveis em: http://www.positran.fr/products?lang=en
Muito bom
GostarLiked by 1 person
Obrigada Júlia!
GostarGostar