Pessoas em grupo ou em rede?

Uma das vantagens de estar com um grupo de pessoas durante dois dias seguidos em formação são as relações que se criam entre elas, especialmente quando pouco ou nada se conhecem.
Gerar condições para que tal aconteça em respeito e de forma apreciativa sobre o outro permite responder a uma necessidade de crescimento de todos os seres humanos: a de pertença. Simultaneamente, estamos a criar recursos no seio do grupo, potenciando redes que podem permanecer após a formação.
Como fazê-lo? Através de dinâmicas de conhecimento mútuo, trabalho em equipas de 3 a 4 pessoas, breves momentos de “interação divertida” (sim, porque o riso aproxima as pessoas!), entre outras estratégias formativas e, não menos importante, através de momentos informais de convívio, como por exemplo, refeições em conjunto. Nestes momentos, espontânea e descontraidamente, as pessoas falam sobre tudo e sobre nada, vão partilhando histórias e conhecendo-se um pouco melhor.
A minha pequena-grande sugestão desta semana é então planear e proporcionar não apenas momentos formais de conhecimento mútuo, de partilha e desafio, mas forjar oportunidades para que ocorram momentos informais e descontraídos entre os membros do grupo!
No último grupo, o resultado foi maravilhoso: várias pessoas disseram que iam ligar aos colegas quando tivessem alguma dificuldade e combinaram formar uma rede de partilha! A cereja no topo do bolo foi mesmo ver isso a acontecer no final da ação, onde de pé, continuaram a conversar em pequenos grupos na sala e no corredor.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: