Há dias em que uma pessoa transborda de emoções positivas: supresa, alegria, união, conforto, reconhecimento! Tem encontros e reencontros inesperados e felizes! Hoje foi um desses dias!
Tudo aconteceu no Encontro de Psicólogos da Região Sul. Reecontrei colegas-amigos que não via há muito tempo, tive momentos de partilha muito enriquecedores com colegas de profissão que não conhecia e celebrei orgulhosamente a minha profissão, certa de que Portugal sem psicólogos seria um país com menos saúde, menos cidadania, menos desenvolvimento e menos florescimento!
Sobre a Psicologia e os Psicólogos…
Os psicólogos há muito descobriram a importância de se trabalhar em parceria, de se ser flexível, de se adaptar aos diferentes contextos e de descobrir novas oportunidades e contextos para promover a saúde e o desenvolvimento das pessoas. Sim, o denominador comum a todos os psicólogos é trabalhar com e para as pessoas! Contribuir para uma sociedade mais saudável e realizada, a partir da relação com o(s) outro(s)!
O bastonário disse algo que nunca tinha pensado e que quanto a mim reflete esta influência disseminada dos psicólogos na sociedade: a Ordem dos Psicólogos Portugueses não trabalha apenas com um ministério, como a maior parte das Ordens, mas cinco, cinco ministérios! E de facto hoje ouvi com orgulho colegas da região Sul falar sobre a psicologia na educação; na saúde; nas organizações; junto de comunidades específicas (como as pessoas em situação de sem-abrigo); na PSP, e por aí fora. Trabalhamos em áreas tão pertinentes e diversas como a prevenção; o coaching psicológico; a intervenção na crise, como por exemplo a recente atuação dos psicólogos junto dos sobreviventes dos incêndios, etc.
Parabéns aos Psicólogos, parabéns a nós!
Onde entra a formação e o desenformar.com?
Ao nível da prevenção, o psicólogo mune-se de ferramentas oriundas da Psicologia e da Educação para promover a saúde e o desenvolvimento pessoal e social. Pessoalmente, é uma área que me fascina, energiza e realiza!
No desenformar.com partilho jogos, dinâmicas e experiências pessoais enquanto formadora-psicóloga que promovem o desenvolvimento humano através do aprender fazendo, com o(s) outro(s).
A este propósito e para quem tiver interesse neste tema, recentemente dinamizei com um colega, um webinar sobre aprendizagem experiencial e o uso de jogos e dinâmicas de grupo na aprendizagem.
Deixe uma Resposta