Agrupar com critério!

Esta 3ª feira iniciei uma formação sobre trabalho em equipa para professores de um agrupamento escolar. Sendo o tema, “trabalho em equipa” e o objetivo, treinar competências para trabalhar em equipa, claro que formei pequenos grupos de 6 pessoas logo no primeiro dia!

Mas pedi a colaboração dos formandos para o fazer. Como?

Primeiro instruí o grande grupo a escolher dois membros para liderar o processo -e apenas estes podiam falar durante a formação das equipas. Depois essas duas professoras começaram a organizar os colegas tendo em conta os critérios que expus visualmente:

formar grupos

O processo foi muito divertido e curioso, nomeadamente a adição de critérios para além dos quatro enunciados, como por exemplo: “Ah não, eles não podem ficar os dois no mesmo grupo porque conversam muito!” ou “Duas Helenas no mesmo grupo? Não pode ser!” 🙂

No último ponto da reflexão perguntei se algum professor já tinha pedido a colaboração dos alunos na distribuição da turma pelas carteiras, apelando ao seu sentido de responsabilidade e ajuda. Os que já tinham experimentado esta estratégia, disseram que tinha sido bastante eficaz, pois os alunos conhecem pormenores que escapam aos professores e são bastante criativos a encontrar algumas soluções.

Apelar ao sentido de interajuda das pessoas pode de facto ajudar a resolução de problemas e além disso responsabiliza-as pelo processo de ensino-aprendizagem!

Fica pois a sugestão para formadores e professores!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: