James Pawelski* é filósofo e diretor de educação da Penn Positive Psychology Center. Ele fala na existência de dois tipos de super-heróis: um de capa vermelha, qual Super-homem que combate o mal e as injustiças e um super-herói de capa verde, que promove e amplifica o bem.
Este filósofo diz que podemos ter uma vida com sentido, usando qualquer uma destas capas: combatendo o preconceito, a injustiça, a doença, a corrupção (com a capa vermelha) ou promovendo a saúde, a motivação, a igualdade, a transparência (com a capa verde).
Também em relação a nós próprios podemos agir sob a influência de uma capa verde ou vermelha, como se fosse uma capa reversível, que podemos usar dos dois lados, consoante a situação. Eis então a minha proposta para usarem em vocês próprios e/ou com os grupos com quem trabalham:
- Desenhem numa folha A4 a imagem acima.
- Identifiquem um tema sobre o qual pretendem refletir, por exemplo, “a minha saúde”
- Dentro na capa verde, escrevam o que fazem atualmente que contribui para a vossa saúde e que querem manter, por exemplo, “durmo o suficiente, alimento-me bem, convivo com os meus amigos, tenho objetivos, etc.”
- Na capa vermelha, escrevam aquilo que querem combater ou melhorar, por exemplo, “pouca atividade física, colesterol elevado, etc.”
Desta forma ficamos com uma imagem mais completa sobre a nossa relação com esse tema: do que já corre bem e do que podemos melhorar. Podemos então decidir que ações queremos manter para promover a nossa saúde e que ações queremos empreender para combater os nossos “males”.
Num grupo, esta atividade pode ser realizada da seguinte forma: depois do exercício individual, cada pessoa faz par com outra e ambas partilham as suas capas verde e vermelha, escutando-se atentamente e, eventualmente, dando sugestões um ao outro.
Divirtam-se!
Mais sobre James Pawelski e as suas capas, aqui.
Adorei! Vou já por em prática esta semana 😉 obrigada pela partilha.
GostarLiked by 1 person
Obrigada, Susana! Depois partilha como correu 😉
GostarGostar