“Mastermind” humano

Hoje partilho convosco uma dinâmica que usei esta semana com um grupo de professores: o “Mastermind humano”*. É um jogo de resolução de problemas, que permite trabalhar, a nível grupal, a liderança, comunicação e entreajuda e, a nível individual, a concentração, memória visual e tomada de decisão.

Para quem jogou ao Mastermind (jogo de tabuleiro) quando era mais jovem, a lógica subjacente a esta dinâmica é a mesma, mas as peças são substituídas por pessoas.

Formam-se pelo menos duas equipas com 6 jogadores cada. Em cada equipa, uma pessoa oferece-se para tentar resolver a tarefa (por exemplo, o Carlos). Outra das restantes cinco (e.g., a Anabela) estabelece uma sequência de 4 pessoas (e.g.: João, Anabela, Nuno e Carla), deixando de fora uma (Virgínia), anotando num pedaço de papel essa sequência.

O objetivo do Carlos é adivinhar a sequência no menor número de tentativas possível. Para tal, vai alinhando 4 pessoas, numa primeira fase através de tentativa-erro, em determinadas posições. Facilita fazer 4 marcas no chão, alinhadas, para que as pessoas se coloquem em cima das mesmas.

Cada vez que posiciona 4 pessoas, a Anabela dá-lhe feedback: “Das 4 pessoas, 3 fazem parte da sequência e 1 está no sítio certo”. De acordo com este feedback, Carlos deverá reposicionar as pessoas, podendo tirar uma da sequência e colocando a que está de fora. Um feedback correto é essencial para o sucesso da equipa. Todos os elementos da equipa (excepto a Anabela) podem ajudar o Carlos com sugestões.

O jogo termina quando este escolher as 4 pessoas certas e as colocar na ordem pré-definida: João, Anabela, Nuno e Carla.

É um desafio exigente do ponto de vista mental e, por isso, constitui um bom teste à forma como os grupos se organizam para o solucionar!

 

*Atividade baseada na dinamizada por Chris Ortiz, na 36th Annual International Association of Experiential Educations Conference em Vancouver (EUA) em 2008 e descrita no livro “Ferramentas de Bolso I. Jogos de Comunicação e Cooperação, bubok Ed. (https://pt.linkedin.com/pub/patrícia-sarmento/23/212/b40).

Anúncios

One thought on ““Mastermind” humano

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: