Que contributos podem trazer a outros leitores deste post?

Todos concordam que é importante promover a responsabilização de alunos e formandos pela forma como participam nas aulas/ sessões. Mas como fazê-lo?

Uma ideia simples e prática é criar um momento de reflexão (no final da sessão ou no início da sessão seguinte),  no qual cada participante é convidado a partilhar algo que trouxe para a sessão ou aula.

Muitos formadores e professores têm já por hábito questionar o que é que cada participante leva consigo da sessão, mas ao acrescentar a pergunta: “O que é que trouxe ou partilhou, como contribuiu para enriquecer a sessão de hoje ou para o seu bom funcionamento?”, a responsabilidade pelo sucesso da aprendizagem passa a ser partilhado com todos os elementos do grupo ou turma.

É uma pergunta daquelas que faz mesmo a diferença, levando jovens e adultos a questionar a sua influência no clima da sessão e o seu contributo pessoal para a aprendizagem de todos.

Numa próxima sessão, passam a estar mais atentos à forma como “estão em sala” e podem eventualmente, procurar gerir melhor a sua participação, tomando decisões mais responsáveis, como por exemplo: “Vale a pena dar mais um exemplo pessoal sobre este assunto ou ajudo mais o grupo deixando o formador avançar na matéria?” ou “Vou respeitar o pedido do professor desta vez e calar-me para não prejudicar os meus colegas”.

Decisões que facilitam em muito, o trabalho de qualquer formador/ professor!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: