O desafio de formar novos grupos

Sabemos por experiência pessoal que depois de estarmos num grupo, sentimos relutância em deixa-lo para nos juntarmos a outras pessoas. Por outro lado, tendo em conta a riqueza de se trabalhar com pessoas diferentes ao longo de uma formação ou disciplina, o formador pode ajudar a reagrupar os formandos, criando-se novos grupos de trabalho.

Foi o que fiz na última formação, de uma forma criativa. Inspirada num jogo tradicional dos meus tempos de infância – “Que linda Falua…” – criei a seguinte dinâmica:

  • Como queria criar 3 novos grupos, pedi a 3 pessoas do mesmo grupo que ficassem na sala, enquanto as restantes saiam por uns instantes;
  • Pedi a cada uma das 3 para escolher um doce típico português – arroz doce, bola de berlim e leite creme foram as suas escolhas – e que se colocassem em diferentes cantos da sala;
  • Convidei os restantes formandos a entrar, um de cada vez. Assim que um entrava, perguntava-lhe: “O que prefere: Arroz doce, bola de berlim ou leite creme?”. Consoante a sua escolha, juntava-se ao colega que tinha sugerido essa sobremesa, repetindo este processo até todos terem entrado.

As pessoas foram apanhadas de surpresa e criou-se uma atmosfera de suspense: quem estava dentro da sala aguardava a escolha do colega que entrava, e quem estava fora, não fazia ideia do que se passava lá dentro!

Desta maneira criaram-se três novos grupos, com os seus elementos preparados para se conhecerem melhor e receberem novos desafios.

Experimente!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: