Acampar com a família abriu-me o apetite para escrever sobre ela! Os próximos posts serão pois dedicados à família, esse bem tão precioso e único!
O exercício que a seguir descrevo fez parte de um trabalho que desenvolvi numa pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada, adaptado de um outro* e pode ser usado por qualquer família que queira descobrir, apreciar e saborear momentos em que esteve no seu melhor. E que melhor altura para o fazer como as férias?
Guião para a família:
– Enquanto família, pensem em 3 momentos em que a vossa família esteve no seu melhor, em que se sentiram mais felizes (procurando incluir o maior número de membros possível nesses eventos).
– Para cada episódio, escrevam a narrativa do que aconteceu ou representem-na de alguma forma (teatrinho, canção, BD, etc), descrevendo o princípio, meio e fim.
– Revejam os 3 episódios e procurem padrões de comportamento, ou de virtuosidade, que possam ser comuns aos 3: a) Que forças pessoais e familiares estiveram presentes e tornaram o episódio em algo positivamente marcante?; b) Que emoções foram sentidas?; c) Se estiveram envolvidas outras pessoas, de que forma elas terão o/a terão percecionado e o que terão pensado/sentido em relação a si durante esses momentos?
– Façam agora o Retrato da vossa família no seu melhor. Combinem as observações sobre os 3 episódios num texto único (ou noutra forma de registo) que capte a forma como vocês são quando estão no vosso melhor. Se numa das histórias escolhidas reconhecer que fizeram alguma coisa especialmente importante, perguntem-se se fizeram o mesmo nos outros episódios, mas se tinham esquecido de o integrar nas narrativas feitas.
Divirtam-se!
* adaptado de “The Reflected Best Self Exercise™” (RBSE), um exercício que ajuda a identificar e perceber as suas forças e talentos únicos. Saiba mais, aqui.
Deixe uma Resposta