Feitos num nó, no parque

Na semana passada tive a oportunidade fantástica de dinamizar atividades de educação vivencial com miúdos e graúdos, ainda por cima ao ar livre, no tranquilo Parque de Palmela!

Uma das dinâmicas que escolhi foi a dos “nós humanos”, que concilia várias vantagens: permite trabalhar a cooperação, é divertida e não necessita de qualquer material. Uma boa sugestão para as colónias de férias que se aproximam!

Esta atividade pode ser dinamizada com grupos até 12 pessoas. Para grupos maiores, sugiro que o dividam em grupos mais pequenos.

Instruções: Disponha as pessoas num círculo apertado e diga-lhes para agarrar a mão de outras duas pessoas quaisquer -desde que não estejam ao seu lado. Cada pessoa vai segurar duas mãos diferentes. Vai parecer uma confusão!
A tarefa é apenas desatar esse nó gigante sem largar as mãos, até que as pessoas fiquem outra vez em círculo. É possível (mesmo que algumas pessoas fiquem de costas para o círculo).

Ao dar as instruções ao grupo, acautele a segurança, para evitar que se puxem ou torçam os braços com demasiada força ao tentar desembaraçar. Superada a prova, o grupo pode ser desafiado a repeti-la, agora sem falar. Se tudo correr bem, pode ainda vendar-se toda a gente, excepto uma.

A reflexão pode remeter para diversas áreas como a resolução de problemas, a união do grupo, a comunicação, ou para algo que tenha sido relevante no seu decorrer. A que facilitei teve um rumo muito interessante, levando jovens e educadores a partilhar quais os momentos em que se sentiam mais unidos no seu dia-a-dia.

Experimentem e contem como foi!

Advertisement

One thought on “Feitos num nó, no parque

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: