“Wild boys, wild boys, never lose it. Wild boys, wild boys, never chose this way…” (Duran Duran)
Esta foi durante muito tempo a minha música favorita, tinha uns 9, 10 anos. Mal sabia eu que muitos anos mais tarde, a iria usar num curso sobre intervenção com crianças e jovens em crise para educadores, para ilustrar um “tipo” de intervenção. A ideia foi-me dada por um formador americano que muito respeito e que escolheu para cada uma destas 6 intervenções, uma música diferente.
Nunca lhe aconteceu ouvir uma música e de repente lembrar-se de um acontecimento na sua vida?
Para além de divertir, a música tem um grande poder para evocar memórias, podendo assim ser usada como um instrumento para memorizar conteúdos em qualquer área ou disciplina. Muitos educadores usam a música para ajudar a criar um determinado ambiente, ou mesmo para melhorar a concentração do grupo. A minha sugestão esta semana no entanto, é usa-la como um auxiliar de memória, ao mesmo tempo que motiva os formandos para as aprendizagens.
Da próxima vez que quiser que um grupo se lembre de 5 a 7 categorias diferentes sobre qualquer tema, experimente atribuir a cada categoria uma música com ela relacionada. Se se sentir muito distante das preferências musicais do seu público-alvo, peça-lhe sugestões. Ponha a música selecionada a tocar ao introduzir a respetiva categoria, deixando o grupo saborea-la por uns instantes, tal como uma entrada antes da refeição principal. Depois introduza o conteúdo relativo à categoria.
Experimente e desfrute!
Uma ótima ideia!
GostarGostar