Cambalear, tropeçar e voltar a tentar

Na passada 6ª feira apresentei um trabalho na pós-graduação e um colega meu teve a amabilidade de filmar e me entregar o vídeo. Há muito tempo que já não me via em filme a dar formação e quando me vi, fiquei surpreendida: no início as minhas mãos mexiam e reviravam ininterruptamente, denotando nervosismo.

Enquanto fazia esta auto-crítica, pensei, “pelo menos está autêntico e o movimento não é tanto que distraia do conteúdo”. Por outro lado, decidi estar mais atenta e controlar melhor as minhas mãos nestas situações. Até me ser natural não as mexer tanto.

E isto fez-me lembrar um vídeo do TED que outro colega partilhou em que Amy Cuddy, a oradora falava sobre repetirmos os gestos e a postura que queremos ter, tantas vezes até nos apropriarmos dela. Quando começamos a treinar certos gestos, parece que estes nunca saem bem, não parecemos naturais e sentimo-nos desconfortáveis. É verdade. Mas um bebé quando começa a caminhar, nunca o faz sem primeiro cambalear, cair e tornar a levantar.

Porque a apresentação conta. E muito. E logo desde o início. Descobriu-se que basta 6 segundos para os alunos decidirem se um professor é bom ou mau, através da visualização de um vídeo sem som do professor a dar aulas (Ambady e Rosenthal, 1993).

Segue então o desafio desta semana: veja o que pode melhorar no seu comportamento não verbal. Procure introduzir uma pequena alteração de forma consciente e depois cambaleie, tropece, e volte a tentar até se sentir confortável!

Anúncios

6 thoughts on “Cambalear, tropeçar e voltar a tentar

Add yours

  1. Gosto muito de reflectir sobre este tema – criar novos hábitos, e o que é necessário para o nosso cerebro se habituar. Nunca é demais dizer o quanto apreciei a tua apresentação. Em relação ao desafio, vou aceitá-lo. Parabéns pelo blog, o nome é super sugestivo e este pensamento de “cambalear, tropeçar e voltar a tentar” foi mesmo na “mouche” (para mim, claro!) Beijo

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: