Uma psicóloga com quem trabalhei tinha um extremo cuidado a preparar as salas onde iam acontecer reuniões, formações ou aulas. Ia mais cedo, abria as janelas, dispunha as mesas e cadeiras de acordo com o contexto, e nalgumas situações até aromatizava a sala. Enquanto formadora aprendi também a fazê-lo, mas sem refletir muito sobre isso.
Agora, enquanto aluna dou por mim a contemplar várias vezes a magnífica vista do rio, da ponte 25 de Abril e do Cristo-Rei e sinto o impacto desta beleza na minha disposição e bem-estar durante a aula. Na verdade, é raro obtermos feedback sobre os aspetos positivos de uma sala, mas quando algo não está do nosso agrado, rapidamente surgem queixas: “está frio”, “está calor”, “não há luz natural”, “as cadeiras são desconfortáveis”, etc…
Por isso, a próxima vez que estiver a preparar uma formação, uma aula ou uma reunião, chegue mais cedo e dedique tempo a tornar a sala o mais confortável e agradável possível. E porque não, adicione um elemento surpresa, uma jarra de flores, uma música ambiente ou um simples “Bom dia!” em letras grandes no quadro! E note a reação das pessoas.
Deixe uma Resposta