“Interessância”

– O quê?

– Sim, “interessância”! – palavra criada pela filha de uma formanda para descrever uma aula com muito interesse e importância – não é maravilhoso?

A sua mãe usou-a também para descrever uma formação que facilitei na semana passada no Funchal, deixando-me extremamente “gratisfeita”! Isto foi possível pois limitei o feedback do grupo a uma palavra no final da ação, mais por uma questão de gestão de tempo e não tanto com o intuito de estimular a criatividade, confesso.

Desde tenra idade aprendemos imitando os outros, e aprendizagens tão complexas como a fala! Acredito que uma das melhores maneiras de incentivar profissionais que gerem grupos (sejam equipas, turmas ou formandos) a solicitar feedback é darmos o exemplo, pedindo-lhes também feedback sincero. Fazê-lo a meio da formação, no final do primeiro período ou durante um projeto traz duas vantagens: permite-nos reajustar e corrigir o que é necessário e simultaneamente, torna o grupo mais responsável pelo desenvolvimento da ação em curso.

Um feedback que este grupo de professoras me deu a meio da formação foi a necessidade de haver mais referências bibliográficas sobre o tema -trabalho em equipa e desenvolvimento pessoal. No dia seguinte, não só eu trouxe mais referências de literatura e autores, como alguns formandos trouxeram livros e referências que partilharam com os colegas e comigo! Como pedi feedback? No final do 2º dia, dei um post it a cada pessoa e pedi que escrevessem o que estavam a gostar mais e a deixar uma sugestão de melhoria e colassem o post it na parede à medida que saíssem.

Simples, não é?

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: