Cultivar “Eurekas”!

Sempre adorei aquela sensação de Eureka! Primeiro enquanto aluna, mais tarde, como explicadora e depois como formadora.

Quando estava no secundário, um amigo meu não conseguia compreender a síntese proteica. O professor de biologia veio ter com ele e, sabendo que ele era músico, disse-lhe que era como a fita de uma cassete (sim, sou desse tempo) a passar nas cabeças do leitor enquanto toca a música. Ele, percebeu instantaneamente. A mim, pareceu-me magia!

A maravilhosa sensação de descoberta seja em relação a algo, alguém ou a nós próprios traduzida por comentários como – “Ah, afinal é assim!!” ou “Pois, eu muitas vezes reajo assim!” – é muito difícil de igualar! Conseguir levar os outros a sentirem “Eurekas”, a deslumbrarem-se com outras opções, a considerarem diferentes perspetivas, ou a criarem novas alternativas é para mim uma das experiências mais gratificantes!

O objetivo deste espaço é partilhar ideias e ferramentas que ajudem formadores e educadores a desenformar as suas aulas e sessões, a enriquecer o ambiente educativo e a experimentar outras estratégias, proporcionando cada vez mais oportunidades para os seus alunos e formandos terem muitos momentos Eureka.

Porque estes momentos são gratificantes sim, mas ainda mais que isso, eles desenvolvem e aumentam o gosto pela descoberta e aprendizagem e estimulam a procura de desafios ao longo da vida, contribuindo para o nosso crescimento pessoal!

Anúncios

One thought on “Cultivar “Eurekas”!

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: