Naturalmente, aprendendo!

Este fim-de-semana fui à Tapada de Mafra! A riqueza e a diversidade da fauna e flora da Tapada criam um ambiente mágico. Depois de passar as antigas casas do Rei, senti-me a embrenhar na natureza, com gamos e javalis a passearem-se como eu, mas com a confiança e descontração de quem recebe na sua casa.

A guia apresentava as árvores com entusiasmo e veio-me à memória Estudo do Meio, quando, na 3ª ou 4ª classe tive de decorar as árvores típicas de cada região de Portugal. Lembro-me de estar a memoriza-las enquanto olhava para o mapa de Portugal e pensar, irritada: “Para que é que eu preciso saber isto?” Na verdade, o conhecimento que me resta sobre a nossa flora não vem dessa altura, mas dos vários passeios pelo país, onde: apanhei castanhas na Serra da Estrela, apreciei as amendoeiras em flor no Algarve, os sobreiros no Alentejo e agora os pinheiros, sobreiros e eucaliptos na Tapada de Mafra.

E isto é uma forma de Aprendizagem Experiencial! Quando aprendemos através da experiência, não nos questionamos sobre o motivo de termos de saber isto ou aquilo. Simplesmente parece natural e sentimos curiosidade em conhecer o meio que nos rodeia ou o que acabámos de vivenciar.

Como potenciar então as aprendizagens?

1) Criar desafios que envolvam a mente e o corpo em simultâneo, como por exemplo, caça ao tesouro com pistas ou uma dinâmica de resolução de problemas com movimento.

2) Permitir que o corpo e a mente se sintam imersos num ambiente natural, usando e abusando dos espaços exteriores! A meditação ao ar livre ou a orientação pedestre permitem esta interligação corpo-mente-ambiente*.

Deixo à vossa sugestão!

 

*À interligação corpo-mente-ambiente através dos sentidos, Howes (2005) define como “embodiment”. Atletas que praticam modalidades na natureza reportam sentimentos de espiritualidade, mindfulness, fusão e unidade. Saiba mais em: http://www.scielo.br/pdf/motriz/v19n3/06.pdf

Anúncios

2 thoughts on “Naturalmente, aprendendo!

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: