Nesta semana Carnavalesca, desejada por muitas pessoas e indiferente para tantas outras, lembrei-me de uma atividade que costumo dinamizar quando o tema é mudança.
É daquelas atividades simples, para a qual não é preciso material e que geralmente proporciona momentos de reflexão intercalados com momentos de gargalhada (não é de minha autoria, mas desconheço o autor).
Pede-se às pessoas que se levantem e emparelhem. Duas a duas, de costas voltadas, têm de mudar 3 coisas em si: tirar brincos, desatar os atacadores, mudar o relógio de pulso, o que quiserem. De seguida, voltam-se e tentam descobrir as mudanças na outra. Quando todas tiverem descoberto, pergunta-se ao grupo como decorreu o processo.
Não dando tempo às pessoas para voltar ao “normal”, repetem-se as instruções com os mesmos pares, mas desta vez pede-se que alterem 5 coisas. Algumas pessoas dizem já não ser possível mudar mais nada. Outras, ainda energizadas pelo exercício, começam imediatamente a mudar mais coisas: lenços na cabeça, camisas por fora das calças, sapatos no pé contrário, a imaginação não tem limites!
Ainda se perguntam qual a semelhança desta atividade com o Carnaval? Vale a pena tirar uma fotografia ao grupo neste momento! É hilariante!
Finalmente, deixo algumas dicas para a reflexão final do grupo:
– Foi mais difícil agora (5 mudanças) ou da primeira vez (3 mudanças)? Porquê? -algumas respostas irão surpreendê-lo.
– Assim que terminou o exercício, algumas pessoas voltaram imediatamente a “compor-se”. Porque acham que isso aconteceu?
– Que ilações podem tirar para as vossas vidas?
Boa sorte!
Adorei!! vou usar esta atividade certamente. ja tomei nota
GostarLiked by 1 person
Obrigada, Sabla. Consigo imaginar-te facilmente a dinamiza-la! Tem a tua cara!
GostarGostar