A propósito do Carnaval

carnaval (1)

Nesta semana Carnavalesca, desejada por muitas pessoas e indiferente para tantas outras, lembrei-me de uma atividade que costumo dinamizar quando o tema é mudança.

É daquelas atividades simples, para a qual não é preciso material e que geralmente proporciona momentos de reflexão intercalados com momentos de gargalhada (não é de minha autoria, mas desconheço o autor).

Pede-se às pessoas que se levantem e emparelhem. Duas a duas, de costas voltadas, têm de mudar 3 coisas em si: tirar brincos, desatar os atacadores, mudar o relógio de pulso, o que quiserem. De seguida, voltam-se e tentam descobrir as mudanças na outra. Quando todas tiverem descoberto, pergunta-se ao grupo como decorreu o processo.

Não dando tempo às pessoas para voltar ao “normal”, repetem-se as instruções com os mesmos pares, mas desta vez pede-se que alterem 5 coisas. Algumas pessoas dizem já não ser possível mudar mais nada. Outras, ainda energizadas pelo exercício, começam imediatamente a mudar mais coisas: lenços na cabeça, camisas por fora das calças, sapatos no pé contrário, a imaginação não tem limites!

Ainda se perguntam qual a semelhança desta atividade com o Carnaval? Vale a pena tirar uma fotografia ao grupo neste momento! É hilariante!

Finalmente, deixo algumas dicas para a reflexão final do grupo:

– Foi mais difícil agora (5 mudanças) ou da primeira vez (3 mudanças)? Porquê? -algumas respostas irão surpreendê-lo.

– Assim que terminou o exercício, algumas pessoas voltaram imediatamente a “compor-se”. Porque acham que isso aconteceu?

– Que ilações podem tirar para as vossas vidas?

Boa sorte!

Advertisement

2 thoughts on “A propósito do Carnaval

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: