Cerimónias e rituais em formação e educação

sapatos

Tomar café antes de começar a trabalhar, pôr os chinelos quando se chega a casa, ou ler antes de adormecer, todos nós temos rituais que nos são queridos. Celebrar o aniversário dos familiares com uma festa, celebrar o Natal ou outras festas religiosas, o Carnaval, o dia de Todos os Santos, muitos de nós comemoram estes momentos especiais.

Tal não acontece por acaso. Nicholas Hobbs, um psicólogo americano que presidiu à Associação Americana de Psicologia, reafirmou a importância das rotinas e rituais para as crianças e jovens vulneráveis -aplicando-se a meu ver a todas as crianças e jovens- através do seguinte princípio: “As cerimónias e rituais dão ordem e estabilidade” (1994, para saber mais sobre este princípio da re-EDucação leia a pág. 53 em: http://www.pressleyridge.pt/wp-content/themes/PressleyRidge/PDF/AprenderAReEducar.pdf).

Enquanto reeducadora psicossocial trabalhei com crianças e jovens vulneráveis e percebi o quanto isto é verdade e enquanto formadora, descobri o quanto isto também se aplica a grupos de adultos. A criação de cerimónias e rituais na dinâmica de um grupo traz ordem e estabilidade. Por exemplo, em formações de 3 ou mais dias, a criação de um ritual no início de cada dia ajuda as pessoas a fazer a transição para a sessão e reconectarem-se entre si e com o formador. Disponibiliza também o grupo para o que se segue. Este ritual não precisa ser muito longo, pode durar apenas 10 minutos e pode até ser não-verbal. E já agora, experimente um que permita às pessoas encararem-se ou rirem-se em conjunto.

Deixo à vossa imaginação e partilhem os rituais que costumam usar!

Anúncios

2 thoughts on “Cerimónias e rituais em formação e educação

Add yours

  1. Mais um belo post, obrigada pela partilha! São em momentos de reflexão como estes que percebemos o quanto existem uma série de ações que nos dão conforto. Ao trabalhar com crianças e jovens também percebi que este princípio é de extrema importância, mas honestamente passei a dar muito mais importante aos meus rituais e a respeitá-los e a usufruir do mesmos com outra calma e com outro prazer. Algo tão simples como beber um café a seguir ao almoço fora do local de trabalho é algo fundamental para mim, o corte com a rotina frenética e a oportunidade de me poder sentar descontraidamente a desfrutar de um café é algo de que não abdico……

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: