Estou mesmo muuuuuito entusiasmada!!
Depois do kit “Emoções em Jogo” (para trabalhar a literacia emocional), o desenformar vai lançar um novo jogo para famílias, professores, animadores, psicólogos que trabalham com crianças entre os 4 anos e os 12, o “Crescer em Força(s)”!
O objetivo, desta feita, é ajudar as crianças a reconhecer e apreciar as suas próprias forças e a apreciar as forças nos outros à sua volta.
Este jogo baseia-se no trabalho de Seligman e Peterson(1), que identifica 24 forças de caráter universais, reconhecidas e valorizadas ao longo da história, por diversas culturas, como por exemplo: amor, humor, coragem, gratidão, trabalho em equipa, esperança.
As pessoas possuem 5 forças de caráter essenciais, designadas por “força de assinatura”, sentidas como uma identidade própria, e que por isso são frequentemente exercitadas (1) (Conheça as suas, respondendo a um questionário disponibilizado pelo VIA Institute on Character).
São vários os benefícios do uso das forças de caráter pelas crianças e jovens, contribuindo para o seu bem-estar, desempenho escolar, funcionamento social e diminuindo problemas de comportamento(2,3).
A ideia para a criação deste jogo surgiu no âmbito de uma parceria com o Semear Valores. O projeto Semear Valores está a ser implementado em duas escolas do 1º ciclo no presente ano letivo e, nesse contexto, sentimos a necessidade de um recurso que ajudasse as crianças a identificar as suas forças e a valorizar as forças nos/dos outros.
Veja abaixo a apresentação do jogo e o testemunho de duas professoras:
Mas para editarmos o jogo “Crescer em Força(s)”, precisamos da sua ajuda.
Neste momento, está a decorrer uma campanha para angariar dinheiro para pagar o design e a impressão de 1000 baralhos de cartas. Estamos a fazê-lo através do PPL, uma plataforma de Crowdfunding (financiamento colaborativo) – uma forma simples de financiamento para projetos, através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses e que faz contribuições, com recompensas. O PPL funciona de modo simples e transparente. Se o montante mínimo não for angariado, os fundos serão devolvidos aos apoiantes. Contamos também com o apoio do Instituto de Empreendedorismo Social (IES).
Se quiser contribuir e até adquirir o jogo (assim que ele estiver pronto) por um valor mais simpático, vá a: https://ppl.pt/crescer-em-forca e siga os seguintes passos:
- Escolha o valor com que quer contribuir (veja as recompensas)
- Deixe a uma mensagem e os dados (o email é obrigatório, o resto é facultativo)
- Escolha o método de pagamento que prefere (atenção às taxas)
- Faça a sua contribuição de acordo com o método que escolher!
Outra forma de contribuir é ajudando-nos a divulgar.
Temos apenas 60 dias para angariar o dinheiro necessário. Contamos com o seu apoio!
Grata!
Referências bibliográficas:
- Peterson, C., & Seligman, M. E. P. (2004). Character Strenghts and Virtues: A handbook and Classification. New York: Oxford University Press and Washington, D.C.: American Psychological Association.
- E.g.: Peterson, C., & Park, N. (2009). Classifying and measuring strengths of character. In S. J. Lopez & C. R. Snyder (Eds.), Oxford handbook of positive psychology, 2nd edition (pp. 25-33). New York: Oxford University Press.
- Proctor, C. et al. (2011). Strengths Gym: The impact of a character strengths-based intervention on the life satisfaction and well-being of adolescents. The Journal of Positive Psychology: Dedicated to furthering research and promoting good practice, 6:5, 377- 388.
Deixe uma Resposta