Do relvado onde me encontro deitada a escrever este artigo, a banhar-me nos primeiros raios de sol-com-calor no Instituto Superior de Agronomia, a ponte 25 de Abril não parece assim tão alta. Diria mesmo que está quase ao mesmo nível que eu. E ao observá-la desta perspetiva não perde a sua beleza ou magnitude, nem a sua presença ou importância diminui aos meus olhos.
Ao participar num encontro, em formato de conversa de café, que juntou alunos, funcionários, professores e membros do conselho de administração deste instituto para discutirem e promoverem a felicidade pública* percebi que todas as distâncias se encurtam – tal com a minha distância da ponte – quando as pessoas falam, passe a redundância, de pessoa para pessoa, ao contrário de quando falam de professor para aluno, etc, etc. E não é por esse motivo que o aluno ou o funcionário perdem o respeito pelo professor, ou o entendem como menos conhecedor, ou valorizam menos o seu papel.
Pelo contrário. De pessoa para pessoa reconhecemo-nos na nossa humanidade, conhecemo-nos na nossa grandeza, e respeitamo-nos mutuamente. Interagindo desta maneira, as pessoas sentem-se mais próximas, mais acolhidas, mais envolvidas e mais ativas nas suas comunidades.
Então, formadores, professores, coordenadores, líderes, não criem pedestais onde os outros não possam chegar e envolvam-se em atividades com os outros; alunos e funcionários não se deixem inibir e procurem oportunidades para interagir com todos. Como começar?
Seguindo a sugestão de um aluno, pelos “Bons dias!”, claro! De pessoa para pessoa! É muito simples, na verdade.
E finalmente, para todos nós: criemos momentos de união e celebração que nos permitam saborear e recordar por muitos anos o melhor da vida!
* Esta iniciativa faz parte de uma organização maior que visa reconhecer, celebrar e fortalecer a(s) comunidade(s) da Universidade de Lisboa em toda a sua diversidade, riqueza e contributo para a felicidade pública. Organizada pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas terá o seu culminar no dia 20 de Março, dia Mundial da Felicidade, pelas 18 horas neste instituto, onde serão apresentados os resultados desta experiência humana: https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=4ElA9kqxcPg
Adorei e é tão simples se quisermos
GostarLiked by 1 person