Uma nova perspetiva!

WP_20141102_018

Hoje no facebook, uma colega lançava o desafio: “Qual o acontecimento mais memorável de 2014?”. Confesso que foi difícil responder, pois foi um ano de grandes desafios, a muitos níveis. Mas fiz questão de pensar e pensei, pensei. “A participação na pós-graduação de Psicologia Positiva”, escrevi.

Mas logo a seguir, lembrei-me do momento mais memorável, como o pude esquecer?! Não o partilho por ser demasiado pessoal, mas deixo a seguinte reflexão: o motivo pelo qual não me lembrei imediatamente deste momento, foi pelo seu desfecho. Ora, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Pois nada do que acontece à posteriori nas nossas vidas tem o direito de retirar a emoção e o prazer das vivências mais memoráveis.

De acordo com a teoria peak-end (pico-fim), as nossas experiências emocionais são lembradas em função de uma média do auge da experiência e de como esta termina (Daniel Kahneman, 1999). Mas eu vou intencionalmente esforçar-me para que isso não aconteça e vou preservar as melhores memórias do ano intactas!

2014 foi afinal, um ano que merece ser lembrado!!

O meu desafio esta semana prende-se com a fotografia acima, cuja identificação pode não ser imediata pois é tirada de uma perspetiva diferente do habitual: de cima para baixo. Ainda assim representa a realidade. Então, se tiverem memórias desagradáveis deste ano que termina, compensem com todas as experiências que mereçam ser recordadas e guardem uma fotografia de 2014 conseguida de uma nova perspetiva!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: