No sábado passado… A) cantei; B) tive uma aula; C) viajei

São 9:45 e estou sentada num auditório com vista para o Tejo, com os meus colegas, numa aula de pós-graduação.

À mesma hora, estou num lugar longínquo da minha imaginação, o som de um violino quebra o silêncio, cria uma atmosfera serena e enche-me a alma.
Os dois cenários são na verdade um só! E sim, a aula começou inspiradoramente, com a atuação de uma violinista convidada!
Mais tarde, eu e os meus colegas cantámos acompanhados ao piano, respondemos a um quiz, enquanto aprendíamos sobre a influência da música no bem-estar e na saúde mental e conhecemos projetos sociais inspiradores, que usam a música como forma de intervenção. Tudo isto aconteceu em 4 horas! Sim, é possível  aprender, rir e ainda cantar (num sentido muito lato do termo) numa única aula!
Desta intensa e bela experiência educativa, vou salientar um “pormenor” pedagógico: um quiz e o seu efeito no despertar da minha curiosidade para o tema.
O quiz era constituído por apenas 6 perguntas de escolha múltipla, de resposta não óbvia, como por exemplo “Quantas horas de prática deliberada são necessárias para preparar um músico profissional?: a) 250; b) 10.000; c) 5.000; d) 15.000”.  A professora propôs que, a pares, discutíssemos e respondêssemos às perguntas, definindo um tempo para esta tarefa. No fim, aguçou-nos o apetite, ao explicar que não teríamos as respostas naquele momento. Elas seriam abordadas ao longo da aula, à medida que os tópicos fossem apresentados.
Para além de muitos ingredientes que tornaram a aula única e especial, esta estratégia tão simples, ajudou a manter a minha curiosidade desperta ao longo da manhã.
Enquanto formadora, vou guardá-la carinhosamente na minha “caixinha de ferramentas” para a usar em ações de caráter mais expositivo.
😉

3 thoughts on “No sábado passado… A) cantei; B) tive uma aula; C) viajei

Add yours

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑