Caminhando…

WP_20141207_028

“Caminhante, são tuas pegadas o caminho e nada mais; caminhante, não há caminho, se faz caminho ao andar” (António Machado, poeta Andaluz)

Este conhecido excerto do poema de António Machado já foi usado por mim há muito tempo atrás, no relatório de estágio no último ano da faculdade. Adequava-se na altura. Adequa-se agora. Adequa-se sempre. Mesmo quando temos pouca consciência de que estamos a caminhar.

Quando tomamos decisões importantes é mais notória esta noção de que caminhamos em direção a algo e que vamos escolhendo os trilhos que pisamos. Trilhamos com os pés e com todo o nosso corpo. Mas por vezes ligamos o piloto automático e perdemos a noção do caminho ou para onde este nos leva.

Na educação, na formação ou no trabalho em equipa, caminhar com sentido é fundamental e por isso temos de ter bússolas que nos orientem permanentemente nesse caminho. Quando identificamos a direção a tomar, o nosso “Norte”, conseguimos tomar decisões difíceis e até mesmo impopulares, conseguimos enfrentar situações desafiadoras mantendo a calma, e somos capazes de caminhar com perseverança. “Nortes”respeitadores de nós próprios e dos outros, como por exemplo: “promover o sucesso educativo de todos os alunos”, “apoiar o desenvolvimento profissional dos formandos” ou “alcançar o objetivo do projeto fazendo um uso equilibrado dos recursos” são bons orientadores das nossas ações.

Esta semana proponho a seguinte reflexão: Qual é o meu Norte? Estou a caminhar em direção a ele?

 

4 thoughts on “Caminhando…

Add yours

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑